
Strudel: o que é, quais os tipos e com o que combina?
O strudel é considerado um tipo de pastelaria em camadas, como um rolo de massa fina e tornou-se popular no século XVIII. É típico da culinária austríaca e alemã e normalmente é feito com um recheio doce.
Conheça mais sobre esta delícia e aprenda como combinar o doce com outros ingredientes.
Qual é a origem do strudel?
O strudel se popularizou primeiro na região da Áustria, expandindo depois para a Alemanha, principalmente com sua versão recheada com maçã e polvilhada com canela e açúcar.
Com o tempo, o doce chegou a outros países da Europa Central e em locais colonizados pelos alemães, em especial.
O que é strudel em Alemão?
O nome strudel vem do alemão antigo e significa “redemoinho” ou “turbilhão”, pelo formato de rolo que a massa adquire. Isso porque sua massa é super delicada e preparada a partir de uma base elástica que é esticada até ficar na espessura desejada.
Quais são as características do strudel?
O strudel é conhecido pela massa fina e leve, lembrando a massa folhada ou massa filo, que envolve o recheio escolhido. Pode levar frutas, canela, nozes e passas e depois é assado até ficar crocante por fora e úmido por dentro, com uma suculência incrível!
Outras versões podem ter recheio salgado, como espinafre, ricota, frango, cogumelos e legumes, mas o mais comum é encontrar o strudel doce. Qualquer que seja sua opção de recheio, o ideal é servir o prato quente, para garantir a crocância da massa.
Quais são os tipos de strudel?
O strudel pode ser preparado com diversos recheios, cada um deixando a receita especial com algumas características. Confira os principais tipos:
Apfelstrudel
Este é o strudel mais famoso, recheado com maçã, passas, açúcar e canela. O resultado é um doce crocante por fora e cremoso por dentro, com o perfeito assamento da maçã.
Nozes e amêndoas
Nesta versão, o strudel é recheado com nozes picadas ou amêndoas laminadas, além de açúcar e canela. É possível adicionar passas ao recheio para deixá-lo mais saboroso.
Cerejas, pêssegos e damascos
Outras opções com frutas, que trazem doçura e textura para o strudel, como cerejas picadas com açúcar e baunilha; fatias de pêssegos em conserva com açúcar ou damascos picados com mel são excelentes para preparar doces diferentes e deliciosos.
Versões salgadas
Menos comum do que o strudel doce, a receita pode ser recheada com frango desfiado e temperado; espinafre refogado e ricota; cogumelos temperados e picados, além de legumes, como abobrinha, pimentão e berinjela, misturados com queijo.
Como se come strudel?
Normalmente, o strudel é cortado em fatias para consumo e pode ser polvilhado com açúcar de confeiteiro para decoração. O ideal é que seja apreciado morno ou quente, para aproveitar melhor a crocância da massa e a cremosidade do recheio.
O que combina com strudel?
O strudel pode ser servido sozinho, mas opções como chantilly, sorvete, calda de baunilha ou de caramelo e ganache de chocolate também combinam com o doce. É interessante equilibrar o sabor da sobremesa com a escolha do acompanhamento, para realçar seu dulçor.